O que fazer em SP: Planetário (Parque do Ibirapuera)

sexta-feira, novembro 08, 2019

O Parque do Ibirapuera é um daqueles locais da cidade, onde você pode fazer de tudo: piquenique, andar de patins/bicicleta/patinete; descansar embaixo das árvores lendo um bom livro ou escutando música; caminhar; apreciar a paisagem e o lago ou visitar os espaços culturais, que aliás são muitos!

Mas não iriei falar sobre o parque hoje e sim de uma atração específica: o Planetário Prof. Aristóteles Orsini.

*Para conhecimento, existem três planetários em São Paulo: do Ibira, do Parque do Carmo e de Santo André. 

O Planetário foi inaugurado em 1957 e o espaço conta com 550 metros, em formato circular, onde crianças e adultos, ao entrarem na sala, escolhem seus lugares, deitam nas poltronas (parecidas com as de cinema, mas com uma inclinação maior) e esperam a exibição começar. A sala tem 300 lugares, mas eles utilizam, na maioria das vezes, apenas 150 e o projetor alemão Zeiss Starmaster, faz toda a "mágica" acontecer. 


Em julho fomos nas férias ver a sessão de "A Janela Mágica". Comprei o ingresso pela internet, mas acredito que agora eles estejam vendendo apenas na bilheteria do planetário, a partir das 11h.

A Janela Mágica fala do menino Joãozinho e do seu cãozinho Thor, que estavam visitando um centro espacial e por acidente, embarcaram em uma missão. O astronauta Lopes, que estava indo rumo ao Telescópio Espacial Hubble, ensina para o Joãozinho várias coisas sobre as constelações, as estrelas, o universo, e muito mais. A sessão durou mais de 40 minutos e o Caio acabou dormindo rsrs.

Eu achei bem interessante, foi uma introdução sobre as questões do universo para os pequenos, explicou de forma clara o que são as estrelas, também falou sobre as constelações e outros assuntos. Essa sessão era indicada para crianças de 5 a 12 anos, entretanto, é aberta para todas as idades, tanto que o Caio foi com 4 anos.

OBS: a sala fica escura, então é interessante conversar com os pequenos sobre o espaço em si, sobre o que acontecerá, para que não se assustem. As luzes todas se apagam e apenas o projetor fica funcionando em 360º "acima de nossas cabeças".

OBS 2: a única coisa que me deixou chateada, foi ver que algumas poltronas necessitam de manutenção, algumas estão rasgadas, outras nem reclinam :( 



No site, vocês podem acompanhar a programação mensal, mas, vou deixar aqui algumas das exibições do mês de novembro (tem mais no site):

Sessão de cúpula: Luna
"Luna é uma garota muito curiosa e cheia de perguntas. Apaixonada por ciências, ela adora fazer experimentos e brincar de faz de conta. E quando começa uma investigação, não desiste até encontrar uma resposta! Ou... uma pergunta! É que uma pergunta sempre traz mais perguntas e é por isso que a ciência é tão incrível! Por que as estrelas cintilam? Dá para andar nos anéis de saturno? Existe vida em Marte? Por que Plutão não é mais um planeta? O que são constelações? Luna vai investigar estas e muitas outras questões científicas nesta viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço!" *Sinopse retirada do site do planetário.


Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
Vagas: 150 lugares.
Dias: 10/11 - dom., 15/11 - sex., 17/11 - dom. , 20/11 - qua. e 24/11 - dom.
Horário: das 13h às 13h50.



Sessão de cúpula: Olhar o céu de São Paulo outra vez
Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera. Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole. Vamos explorar os objetos celestes mais fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de maio de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada. *Sinopse retirada do site do planetário.

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
Vagas: 150 lugares.
Dias: 10/11 - dom., 15/11 - sex., 17/11 - dom. , 20/11 - qua. e 24/11 - dom.
Horário: das 15h às 15h50.

Sessão de cúpula: Planetas do Universo
Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. Alguns desses mundos poderiam abrigar vida? Estaríamos sozinhos no Universo? A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel na preservação do planeta para as futuras gerações. *Sinopse retirada do site do planetário.

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
Vagas: 150 lugares.
Dias: 20/11, qua.
Horário: das 17h às 18h.
O Planetário é mais uma opção de passeio cultural para toda a família em SP :)



Informações:

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

Ingressos: Adquiridos na bilheteria do Planetário a partir das 11h.

Telefone: 11 5575 5206.

Valor: pagamos R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 a meia entrada, o Caio não pagou. Algumas exibições tem entrada gratuita, necessário ligar e confirmar antes de ir.

Até, mais!!!
Thais
_________________________________________________________________________

PRECISA DE AJUDA PARA FECHAR A SUA VIAGEM?

🚗 Para aluguel de carros: fazer cotações, encontrar os melhores preços, parcelar em até 12x no cartão, procure aqui no site da RentCars.

🔒 Para comprar seguro viagem: fazer cotações com as melhores seguradoras, parcelar em até 12x no cartão e ainda obter 5% de desconto, utilizando o cupom ALBUMDETURISMO5, entre aqui no site da Segurospromo.

📱 Para comprar chip de celular internacional: ter a comodidade de chegar ao seu destino já utilizando as redes sociais, antes de sair do avião, entre aqui no site da EasySim4U.


_________________________________________________________________________

Talvez você goste!!

0 comentários