segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Conhecendo o Paraná - Curitiba (parte 1/2)

Vou compartilhar com vocês um pouco da viagem que fiz com a minha irmã à Curitiba, em janeiro de 2012.

Ficamos três dias passeando por Curitiba e tiramos um dia para fazer o passeio de trem a Morretes, no total deram quase quatro dias no Paraná. O clima estava beeeem quente, pegamos até uma corzinha! rsrsrs

Viajamos pela Gol (porque estava mais em conta) e a duração do voo foi de mais ou menos 40 minutos. Aeroporto: Afonso Pena (CWB).

Jardim Botânico

Hotel

Ficamos hospedadas no Lumini Hotel e vou dar minha opinião sobre os pontos positivos e negativos dele.

Positivos:

- Barato: pagamos menos de R$ 100,00 a diária no quarto para dois, acho que agora está R$ 120,00.

- Equipe muito atenciosa, prestativa e bacana: fechamos por e-mail com eles o serviço de transfer - aero/hotel e hotel/aero -  eles também nos levaram à um restaurante em um bairro um pouco afastado.

Deu tudo muito certo e não saiu tão caro, além disso, teve um dia que estávamos com preguiça de sair e eles disponibilizarem o restaurante do hotel para comermos uma pizza (eles mesmos fizeram o pedido para nós, emprestaram a louça e ligaram a televisão! rsrsrs).

- Café da manhã: não é dos melhores, mas, pelo preço, é até variado e está incluso na diária.

- Limpeza: o hotel é bem limpinho, muito simples e arrumadinho :)

Negativos:

- Um pouco afastado do centro: fica longe do centro, mas mesmo assim, fomos andando do hotel até o centro várias vezes!

- Banheiro pequeno: o banheiro é minúsculo, mal cabe uma pessoa no chuveiro!

- Sem elevador: o hotel não tem elevador, a equipe subiu nossas bagagens, entretanto, tivemos que descer no check-out!!!

Endereço: Rua General Carneiro, 1094 - Centro.

Recepção

Falarei agora dos lugares que visitamos dia-a-dia.

Espero que gostem das dicas :)

1° dia:

Mercado Municipal

O Mercado Municipal foi nossa primeira parada, porque chegamos com muita fome.

Você encontra de tudo um pouco: verduras/frutas, açougue, calçados; empórios; lotérica; lojinhas de importados; artesanato; restaurantes, ah, também vendem muitos orgânicos por lá.

Em 1956 deu-se a construção do mercado, o projeto é do engenheiro Saul Raiz. Em 1958 foi inaugurado e em 1982 foram feitas algumas reformas, como ampliação do mercado e alteração da fachada. A reforma foi concluída em 1992.

O mercado não é um lugar de parada obrigatória em Curitiba (na minha opinião, mesmo estando no roteiro da linha de Turismo), mas, como estávamos com fome, decidimos comer por lá e aproveitamos para conhecer o local. Almoçamos em um restaurante por quilo (não lembro o nome) e a comida era até gostosa!

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1.865 - Alto da Glória.

Horário: seg. das 7h às 14h; ter. à sáb. das 7h às 18h e dom. e feriados das 7h às 13h.

Mercado Municipal de Curitiba

Muita gente! Foto tremida, mas está valendo

Shopping Estação e Museu Ferroviário

O Shopping Estação está localizado em uma antiga estação ferroviária e foi inaugurado em 1997. Não muito diferente de outros shoppings, possui cinema, lojas, praça de alimentação e teatro. O que me fez ir a este shopping, foi o fato de lá ficar o Museu Ferroviário de Curitiba.

O museu conta com um acervo diversificado, que vai de mobílias à vestimentas da época. Tem a estrutura da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, inaugurada em 1982.

Quem for ao shopping, não custa dar uma passadinha por lá :)

Endereço: Shopping Estação - Av. Sete de Setembro, 2775 - centro.

Horário do museu: ter. à sáb. das 10h às 18h e dom. das 11h às 19h.

* Não é permitido tirar fotos :(

Shopping Estação

Museu

Setor Histórico ou Centro Histórico

Passamos muitas vezes pelo centro histórico de Curitiba, lá estão localizados os edifícios mais antigos da cidade, que datam do século XVIII ao século XIX.

Paço da Liberdade: antiga sede da Prefeitura de Curitiba, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1916. Hoje, o local abriga várias exposições e realiza atividades culturais, está aberto ao público como Sesc Paço da Liberdade.

Endereço: Praça generoso Marques, 189.

Horário: ter à sex, das 10h às 21h.; sáb, das 10h às 17h e dom., das 11h às 17h.

Fonte da Memória: localizada na Praça Garibaldi, a escultura de bronze de Ricardo Tod, faz uma homenagem aos colonos imigrantes, que com seus cavalos, vinham ao centro vender frutas e animais.

Fonte da Memória (ao fundo, edifício da Fundação Cultural de Curitiba) 1º dia
2º dia na cidade

Relógio das Flores: também localizado na Praça Garibaldi, o relógio foi um presente dado pelos joalheiros da cidade em 1972. As flores são trocadas trimestralmente com as flores da estação. Confesso que demorei um pouco pra perceber o relógio!!! kkkkk

1º dia em Curitiba

2º dia em Curitiba

2º dia

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas: foi construída em 1737 e é a igreja mais antiga de Curitiba. Em 1981, a igreja passou a abrigar o Museu de arte Sacra dos Jesuítas. Infelizmente não tive tempo de entrar para conhecer o museu e nem a igreja :(

Igreja da Ordem e a Feira do Largo da Ordem (2º dia)

Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito: localizada na Praça Garibaldi, a igreja foi construída em 1946 em estilo barroco, no mesmo local onde foi demolida a antiga igreja, que foi demolida em 1931.

A antiga igreja foi construída por escravos e para escravos, em 1737. Foi a terceira igreja a ser construída na cidade.

Serviu de matriz entre 1875 a 1893, período em que foi construída a Igreja Matriz na Praça Tiradentes.

Foto do 1º dia

Foto do 2º dia em Curitiba

Feira do Largo da Ordem: a Feira do Largo acontece desde 1973 aos domingos. Lá vendem milhares de coisas como, bebidas, incensos, roupas, fantoches, estojos, bonecas, esculturas, bolsas, comidas, doces, bijus, telas, lembrancinhas, artesanatos em geral.

Dá pra enlouquecer lá, porque os preços são bem camaradas :) Comprei porta moedas, fantoches, biscoito, um chaveiro fofo, entre outras coisas que não me lembro! rsrs.

Horário: domingos, das 9h às 14h.

Vista da feira pelas Ruínas de São Francisco (2º dia)

Biscoitinho fofo que comprei na feira

Ruínas de São Francisco: localizada na Praça João Cândido, a construção inacabada do que seria a Igreja de São Francisco de Paula, dá um ar de antiguidade e nostalgia ao local. Se você for a feira do largo, não deixe de fazer umas fotinhos por lá!

2º dia
Mural em Curitiba

Galeria no Largo da Ordem

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais: finalizo a parte do setor histórico falando um pouco da Igreja Matriz de Curitiba.

Localizada na Praça Tiradentes, a igreja foi construída entre 1876 a 1893 e leva a  imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba.

Quem projetou a catedral foi o arquiteto francês Alphone de Plas, que a desenhou em estilo neogótico.

Praça Tiradentes

2º dia:

Passeio de jardineira pelos principais pontos turísticos de Curitiba

O passeio de ônibus turístico por Curitiba, é uma ótima opção para quem quer conhecer os principais pontos da cidade. O ônibus passa por  24 lugares, como parques, bosques, museus, universidade...

Ao fundo, Praça Tiradentes

Nunca gostei de pegar ônibus e fazer city tour, porque de uma forma ou de outra acaba limitando o passeio, mas em Curitiba valeu a pena, pois os parques e bosques são um pouco distantes do centro.

A linha turismo funciona da seguinte forma: você pode pegar o ônibus nos 24 pontos pelo qual ele passa, o primeiro horário é as 9h na Praça Tiradentes e o último é as 19h45 no setor histórico. Ele passa de 30 em 30 min, de terça a domingo.

A cartela custa R$ 25,00,  você tem a liberdade de descer em 4 pontos turísticos de sua preferencia, conhecer com calma o lugar e depois pegar a jardineira novamente. Claro que compramos 2 bilhetes, assim pudemos descer em mais lugares :)

Ingresso da Jardineira

Vou detalhar abaixo os pontos, o primeiro e o último horário que a jardineira passa no local e lugares que visitamos:

1- Praça Tiradentes (9h e 17h30): marco zero da cidade, onde está localizada a igreja matriz, postei uma fotinho da praça logo acima!

2- Rua das Flores ou Rua XV de Novembro (9h06 e 17h36): visitamos a Rua das Flores no quarto e último dia em Curitiba. Primeiro calçadão do Brasil, cheio de lojas e o local é bem movimentado durante a semana.

Bondinho da Leitura: cheio de livros, você pode pegar emprestado ou ler lá mesmo :)

3- Museu Ferroviário (9h20 e 17h50): falei sobre ele no 1º dia na cidade.

4- Teatro Paiol (9h27 e 17h57): infelizmente não tivemos tempo de conhecer o teatro, que antes abrigava um paiol de pólvora. Foi construído em 1906 e em 1971 foi transformado em teatro de arena. Foi batizado pelo mestre Vinícius de Moraes.

Teatro Paiol

5- Jardim Botânico (9h36 e 18h06): lugar incrível, quem for à Curitiba, não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico. Com um jardim em estilo francês e estrutura metálica, o Botânico foi inaugurado em 1991 e é um dos principais cartões postais da cidade!

Com minha irmã Talita

Do lado de dentro do Jardim Botânico
Beleza pura!

6- Estação Rodoferroviária e Mercado Municipal (9h43 e 18h13): falei sobre o mercado no 1° dia.

7- Teatro Guaíra Universidade Federal de Paraná (9h49 e 18h19): não conhecemos e nem tiramos fotos, mas sei que é um dos maiores teatros da América Latina.

8- Paço da Liberdade (9h51 e 18h21): falei sobre o Paço no 1º dia.

9- Passeio Público e Memorial Árabe (9h52 e 18h22): o parque do Passeio Público foi o primeiro parque público da cidade. Antes funcionava um zoológico com animais de grande porte, agora só existem animais de pequeno porte, como cobras e corujas.

O Memorial Árabe fica do outro lado da rua e abriga uma biblioteca (que estava fechada). A construção é inspirada nos povos do deserto.

Entrada do parque

Corujinhas ^.^

Memorial Árabe

10- Centro Cívico (9h55 e 18h25): não visitamos, mas, tirei algumas fotos! O Centro Cívico abriga a sede dos Poderes do Estado do Paraná.

Prefeitura de Curitiba

11- Museu Oscar Niemeyer (9h57 e 18h27): também não tivemos tempo de conhecer, mas parece ser bem bacana. É considerado o maior e mais moderno museu do Brasil, e claro, foi arquitetado pelo próprio Niemeyer, em 1976.

12- Bosque do Papa e Memorial Polonês (10h e 18h30): homenagem aos imigrantes poloneses, o memorial foi inaugurado em 1980, depois da visita do Papa João Paulo II à cidade.

13- Bosque Alemão (10h11 e 18h41): homenagem aos imigrantes alemães, o bosque possui uma trilha de João e Maria, história dos irmãos Grimm. Sou professora, logo, adorei a trilha!!! Também tem um mirante lindinho lá.

Portal do Bosque Alemão

Mirante

Trilha João e Maria (azulejos contando a história)

14- Universidade Livre do Meio Ambiente (10h15 e 18h45): não visitamos :(

15- Parque São Lourenço (10h25 e 18h55): não conhecemos.

16- Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski (10h28 e 18h58): vou te contar uma coisa, eita lugar lindo! Assim como me surpreendi no Botânico, também fiquei surpresa ao me deparar com a Ópera! Além de ser lindo, lá também ocorrem apresentações culturais e sua estrutura é fenomenal!

17- Parque Tanguá (10h31 e 19h01): não conhecemos nenhum dos parques por falta de tempo, mas dizem que são lindos :)

18- Parque Tingui (10h38 e 19h08): não visitamos.

19- Memorial Ucraniano (10h42 e 19h12): simplesmente lindo! O memorial fica no Parque Tingui e faz uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros à Curitiba. Na minha opinião, é o memorial mais lindo ^.^

20- Portal Italiano (10h47 e 19h17): até queríamos tirar uma foto do portal do bairro de Santa Felicidade, mas não deu tempo.

21- Santa Felicidade (10h56 e 19h26): não visitamos o bairro, mas comemos em um restaurante bem bacana, vou falar dele no final do post.

22- Parque Barigui (11h04 e 19h34): não conhecemos por falta de tempo.

23- Torre Panorâmica (11h09 e 19h39): para se ter uma vista considerável de Curitiba, basta subir 109,5 metros para se chegar ao Mirante da Torre Panorâmica OI. É a única torre de telefonia no Brasil aberta para visitação. Com vista de 360º, o mirante foi inaugurado em 1991 e já é um dos pontos turísicos mais visitados da cidade.

Linda vista!

24- Setor Histórico (11h17 e 19h47): falei sobre o setor no 1º dia na cidade.

3° dia:

Neste dia, fizemos um passeio de trem para a cidade de Morretes >.<  (veja aqui).

4° dia:

Praça do Japão

No quarto dia, pegamos um ônibus e fomos até a Praça do Japão.

Seguindo as linhas do jardim japonês, a praça tem memorial, lago com carpas, portal japonês, um buda, ou seja, uma homenagem aos imigrantes japoneses que foram para a cidade.

A praça está localizada do bairro da Água Verde. Depois de visitar a Praça do Japão, fomos passear pela Rua das Flores!

Memorial Japonês

Buda

Portal Japonês

Esperando o ônibus na estação tubo

Alimentação / Restaurantes

Comemos muito bem em Curitiba, de comida à doces, tudo muito gostoso. Vou listar abaixo os lugares por onde passamos!

Cafeeira Curitiba

No Shopping Estação tem uma cafeteria com um bolo de chocolate e um chocolate quente delicioso!!!  Na xícara está escrito Cafeeira Curitiba, mas não sei se é esse mesmo o nome do lugar. Compramos vários chocolates e até camisetas para a família!

Delicinha :)

Pizza no hotel

Já comentei que o pessoal do hotel foi bem legal conosco, disponibilizaram o restaurante do hotel para comermos uma pizza e eles mesmos fizeram o pedido.

Não lembro o nome da pizzaria, mas a pizza estava muito boa!!!

Bonna Panquecas

Almoçamos no Shopping Estação no 2° e resolvemos comer panqueca! O Bonna fica no 1° piso do shopping e o preço é muito camarada! rsrs

Panqueca de carne!

Restaurante Velho Madalosso

O Restaurante Velho Madalosso está localizado no bairro de Santa Felicidade. Neste bairro existem vários restaurantes de comida italiana e o local foi nossa escolha para o jantar.

Como o bairro é um pouco afastado, pagamos acho que R$ 50, 00 para um atendente do hotel nos levar e trazer de carro. Acabou saindo em conta, pois se fossemos de táxi gastaríamos um pouco mais.

O restaurante é fantástico, tudo é servido em rodízio, vários tipos de massas (lasanha, espaguete de todas as formas, nhoque, rondeli...), vários tipos de carne, frango a passarinho, polenta, maionese e outras coisas.

Construíram outro Madalosso do outro lado da rua, que é bem maior, entretanto, preferimos comer no Velho, porque foi construído em 1963. Tem mais história :)

Não foi muito barato a conta, mas valeu cada centavo, além da movimentação do rodízio, um casal faz um espetáculo de música italiana, é muito divertido! As apresentações ocorrem somente aos domingos.

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5852 - Santa Felicidade.

Entrada do Velho Madalosso

Antes de atacar a comida! rsrs

Madero

A hamburgueria Madero conquistou alguns prêmios com seu delicioso cheeseburguer. A hamburgueria possui restaurantes espalhados pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Goiás.

Em SP, apenas um foi inaugurado, o do Shopping Vila Olímpia, mas outros 5 restaurantes serão inaugurados ainda este ano!

Em Curitiba, também encontramos um Madero no Shopping Estação.

Gostei bastante do hambúrguer, é muito saboroso, mas não sei se vale o título de melhor hambúrguer do mundo! rsrs

Endereço: Rua Comendador Araújo, 152 - centro.

Cheeseburguer

Bouticake

No Shopping Estação - praça de alimentação - nos deparamos com um quiosque da Bouticake, como amo cupcake, não pude deixar de comprar.

Comprei um cupcake de coco, com recheio de cocada e coberto com brigadeiro de coco e coco ralado! Gostoso, mas achei um pouco enjoativo :(

Cupcake de coco

Aerobus Saladas

Como não tivemos tempo de almoçar, no dia de ir embora, comemos no aeroporto mesmo. Preferimos comer algo leve, então fomos no Aerobus.

Você monta a sua salada com os ingredientes de sua preferencia. A minha ficou deliciosa :)

Alface, tomate, queijo branco, azeitona, cenoura, milho, peito de peru e maionese.

Finalizo este post dizendo que Curitiba é uma cidade linda, arrumada, limpa e muito organizada.

Os dias que passei lá foram ótimos, não tivemos nenhum tipo de problemas, foi uma viagem muito bacana.

Tchau Curitiba =)

Claro que não tivemos tempo de cumprir todo o roteiro (acontece sempre), mas conhecemos bastante coisa da cidade.

E volto a repetir, o passeio de jardineira ajudou muito para que pudéssemos conhecer muitos pontos turísticos. Conheço pessoas que passaram mais dias na cidade e não conheceram nem 1/3 do que vimos. Mesmo assim, espero voltar em breve!

Informações:
  DDD: 41
  Duração do voo: +/- 40 minutos

Até mais!!!

Thais

Leia também:

Conhecendo o PR: Morretes (parte 2/2).