terça-feira, 3 de julho de 2012

Bezerros, Nova Jerusalém, Serra Negra, Caruru e Sairé - PE

  Quase todos os anos, meu marido e eu vamos à Bezerros (cidade localizada no agreste de Pernambuco) visitar seus familiares.

  Além de Bezerros visitei alguns lugares do agreste de PE como: Sairé (cidade), Caruaru (cidade), Jurema (sítio), Cajazeiras (distrito de Bezerros), Gravatá (cidade) e Serra Negra (distrito de Bezerros).


Praça da Matriz (2008)




Carnaval de 2008 (Aeroporto dos Guararapes - REC)


Cajazeiras (2006)



Condomínio em Gravatá


Bezerros  

  Quando vamos à Bezerros geralmente ficamos hospedados na casa dos familiares do Marcelo, mas já aconteceu de nos hospedarmos no Hotel Brisa da Serra localizado na Avenida Major Aprígio Fonseca.


Quarto do hotel (2011)

Bagunça no quarto!!! hauhauhau (2011)

  Mesmo sendo uma cidade pequena, gosto demais de Bezerros, acho a cidade pequeninha e arrumadinha. A Igreja Matriz de São José, foi fundada em 1805, ou seja, a paróquia já tem 208 anos e sua arquitetura é em estilo Barroco.    
  
  Muito charmosa e bonitinha!!! rsrs.


Igreja São José (ano novo 2005/2006)

Carnaval (2008)

Altar (2011)

Detalhe (2011)



  Um lugar bacana de se visitar é o Centro de Artesanato de Pernambuco que conserva um museu da produção artesanal de PE, com obras de tecidos e fios, cerâmica, couro, madeira e fibras. Estão expostos bonecos de Olinda, cerâmica de Caruaru, máscaras de papangus,  cordéis e xilogravuras de Bezerros, entre outros. 
  
  O Centro está localizado na Avenida Major Aprígio da Fonseca, 1.100. BR-232, Km 107. Funciona de terça à sábado, das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h. 
  
  A lojinha do museu vende artesanato de várias cidades do estado. Vale a pena visitar e conhecer a fundo a cultura de PE.


Centro de Artesanato de Pernambuco (2011)

Máscaras utilizadas no carnaval de Bezerros - Papangus (2011)

Xilogravura - J. Borges (2011)

Artesanato de cerâmica (2011)

  O Memorial  J. Borges (cordel e xilogravura) também é muito visitado. Todas as vezes que fui pra Bezerros, o memorial estava fechado. Lá estão expostos os cordéis, as xilogravuras e as matrizes de madeira de suas imagens (algumas matrizes estão a venda).
  
  J. Borges é conhecido mundialmente pelas sua obras e é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.  
  Pra quem quiser conhecer, o memorial fica na Avenida Major Aprígio da Fonseca, 420 (BR-232, Km 99).  



Nova Jerusalém  

  Em Nova Jerusalém está localizado o maior teatro ao ar livre do mundo, onde é  encenado anualmente a Paixão de Cristo (com a participação de artistas globais).
  
  O idealizador do teatro foi Plínio Pacheco, que quis realizar o sonho de construir a réplica de Jerusalém no agreste de PE, dando início à construção dos cenários em 1963. O lugar é visitado por milhares de pessoas, que se emocionam ao ver a encenação da morte e ressurreição de Cristo.
  
  A Pousada da Paixão dispõe de 42 apartamentos onde é possível se hospedar durante a Semana Santa.
  
  O lugar é incrível, grandioso, vale muito o passeio. Nova Jerusalém está localizada no distrito de Fazenda Nova s/n, na cidade Brejo da Madre de Deus. 


Cenáculo - Santa Ceia (2006)

Horto das Oliveiras (2006)

Templo - Sinédrio (2006)

Palácio de Herodes - Bacanal (2006)

Fórum de Pilatos (Júlio César) 2006

Fachada (2006)

Fórum de Pilatos (2006)


Bezerros


  No carnaval, a cidade de Bezerros é invadida pelo bloco dos Papangus (pessoas mascaradas, vestidas dos pés à cabeça). O bloco do Zé Pereira que abre o carnaval é muito movimentado. As pessoas devem adivinhar quem é o Zé Pereira (que esconde o rosto com um cabeção, geralmente o Zé Pereira é uma pessoa da cidade). 
  
  Outas atrações são os blocos de Fantasias, os blocos dos Times de Futebol (Santa Cruz, Náutico e Sport), o bloco das Melindrosas (homens fantasiados de mulheres invadem as ruas da Matriz) e o Bacalhau na Vara (que fecha o carnaval na quarta-feira de cinzas). Na rua é montado um  grande palco com arquibancada, onde há eleição das melhores fantasias.   
  
  Há outros palcos espalhados pela cidade, onde acontecem shows e apresentações culturais.


Bloco do Zé Pereira (2008)

Papangu (2008)

Vendedores de Cordel (2008)

Papangu (2008)

Os beijoqueiros (2008)

Frevo (2008)


Sairé


  No São João há festas em várias cidades, mas passei apenas na cidade de Sairé. A festa dura a noite toda, no palco acontecem apresentações de várias bandas de forró e no intervalo dos shows a competição de Buscapé (é um fogo de artifício que quando aceso, percorre o espaço atrás dos "pés das pessoas") faz a alegria do povo. 

  Achei a brincadeira muito perigosa, muitas pessoas se queimam com buscapé e outros fogos todos os anos.


São João em Sairé (2011)

Bezerros

  Já em Bezerros quase todas os moradores acendem uma fogueira no seu portão, é uma cena lindíssima!  A quantidade de barracas vendendo fogos, biri binhas, buscapé, chuva de prata, é muito grande, ou seja, diversão não falta!!!

Eu fiquei só na Chuvinha de Prata!!! hahaha (2011)



Serra Negra  

  Serra Negra é um distrito de Bezerros, está localizado à 10 km do centro. O lugar tem mais ou menos 900 m de altitude, é muito procurado por quem adora caminhada e esportes radicais. O mirante tem umas vista incrível, de tirar o folego. Não visitei muita coisa lá, mas dizem que a festa de São João é bem requisitada.


Serra Negra (2009)

Caruaru
  
  Na cidade de Caruaru (130 km de Recife) está concentrada a maior feira ao ar livre do mundo, a Feira da Sulanca. Pense em um lugar onde se vende de tudo. Pensou? Então pensou na Feira da Sulanca, que vende de roupa de cama à brinquedos, de instrumentos musicais à comida.. É simplesmente uma loucura! A Feira de Caruaru de artesanato, fica perto da Sulanca e também vende de tudo!


Feira da Sulanca fechada (2011)


Feira de Artesanato (2011)

  Em Alto do Moura, um povoado localizado à 7 km do centro da cidade, concentra-se mais de 1.000 artesãos. Além disso, alto do Moura é considerado pela UNESCO como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. 

  A casa onde o escultor de barro Mestre Vitalino viveu, virou Casa Museu Mestre Vitalino em 1971. A casa expõe obras e objetos pessoais do escultor e aberto para visitas de segunda à sábado das 8h às 12h e das 14h às 17h e domingo das 9h às 17h.


Ateliê de barro (2011) 

2011

Por dentro da casa (2011)

Com o neto de Mestre Vitalino (2011)

O mestre! (2011)


  Em Caruaru ficamos hospedados no Maysa Plaza Hotel, localizado na Rua Teófilo Dias, 93, Maurício de Nassau. O hotel é bem aconchegante e bem organizado, porém, chegamos no hotel após às 23h30 e não tinha nada para comer lá, a única coisa disponível era um Hot Pocket, que chegou em nosso quarto duro feito pedra! 


Pequeno detalhe do quarto


  Restaurantes: 
  
  Bezerros: Recanto das Colinas (BR-232). 

  Caruaru: Bode do Luciano - carne de sol e baião de dois, esses pratos são de comer rezando (Alto do Moura). 

  
  Informação: 
  DDD: 81


  Até mais!!!


  Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário